O que é um Centro Espírita

    Um Centro Espírita é uma entidade filantrópica que desenvolve suas atividades com base na Doutrina Espírita, codificada, ou seja, organizada, por Allan Kardec nas Obras Básicas, motivo pelo qual muitos definem os espíritas como "Kardecistas". A Doutrina Espírita não é a mesma coisa que Espiritualismo porém está dentro deste, e o princípio do Espiritualismo é encontrado em várias das doutrinas/religiões que crêem na reencarnação, no espírito além da matéria etc. Portanto, é uma doutrina diferente da aplicada em outras filosofias e religiões, tais como a Umbanda e o Candomblé.

     Em um Centro Espírita são realizadas algumas atividades básicas, como Reuniões Públicas Doutrinárias, Estudo, Educação e Prática da Mediunidade, Cursos, Grupos de Estudo, Reuniões de Assistência Espiritual, Atividades Assistenciais, Atendimento a Família, Jovens / Adolescentes, Crianças, Pais e Filhos e mulheres gestantes.  

       A casa espírita é um foco luminoso cristão, um grupo de trabalhadores de boa-vontade que seguem sob a regência dos Trabalhadores Espirituais do Alto.

       A tarefa da casa espírita é auxiliar a sociedade a 'formar' pessoas de bem, valorizando o caráter e o comportamento ético-moral da criatura humana, um ponto de luz que atende a todas as pessoas sem nenhuma exceção, sem exigências de credo, sem sectarismo ou crenças filosóficas de qualquer espécie, bastando apenas a simples boa-vontade da pessoa que desejar frequentar por vontade livre.

 

REUNIÕES PÚBLICAS DOUTRINÁRIAS

        Abertas ao público em geral, onde são apresentados em palestras, temas os mais variados: Os ensinamentos de Jesus e a boa-nova do Evangelho, mediunidade, as leis morais, causa e efeito, reencarnação, etc. Temas sempre pesquisados pelos expositores, que são também trabalhadores da própria casa espírita ou de outras casas, sendo também possível algum eventual convidado de área profissional como psicólogo, médico, psicoterapeuta que abordam temas específicos a essas áreas.

      Nos dias de reunião pública, na maioria dos Centros Espíritas são executadas também as atividades do Passe, atendimento fraterno e o fornecimento de Água Fluidificada.

          Os temas abordados nas palestras têm o objetivo de esclarecer as pessoas num âmbito geral, não tendo a pretensão de se esgotarem em si, mas sim, levando sempre a proposta do Mestre Jesus: consolação pelo esclarecimento e renovação das atitudes internas de cada qual. 

2014 Centro Espírita Caminho da Luz