a nossa casa

Show More

Centro Espírita Caminho da Luz

-   CECAL   -

 

 

HISTÓRICO

 

         O Centro Espírita Caminho da Luz foi fundado em 29 de novembro de 2004, para suprir uma necessidade de inúmeras pessoas moradoras do bairro de Canasvieiras, bem como dos bairros próximos, de atendimento e participação na Doutrina Espírita.

       Em torno de 20 pessoas se reuniram para deliberarem sobre os procedimentos a serem tomados para a fundação da Sociedade.  O nome escolhido, na ocasião, foi Sociedade Espírita Caminho, Verdade e Vida, por ser o mesmo nome do Centro Espírita que a idealizadora do projeto tinha em sua cidade, Porto Alegre.

           Inicialmente estabeleceu-se numa loja térrea, alugada, com aproximadamente 30m² na rua Madre Maria Villac.

        No final do ano de 2005, por necessitar de maior espaço, ocorreu a mudança para a rua Acary Margarida nº125, agora uma casa, também alugada, porém mais ampla e, acima de tudo, podendo desenvolver e ampliar seus trabalhos relativos à Doutrina Espírita.

        Com a saída, em 2006 da presidente da casa, por motivos particulares, houve uma mudança no nome do Centro Espírita, por pedido da mesma, agora passando a se chamar Centro Espírita Caminho da Luz, ou CECAL, como é chamado carinhosamente.

          Em agosto de 2010, novamente houve uma mudança de espaço físico.  O CECAL se instalou na rua Fernandes Francisco Coutinho nº144, numa casa maior onde seus trabalhos também se ampliaram. Esta casa foi construída por uma trabalhadora e cedida, em regime de comodato, para o CECAL, por um prazo de 2 anos, com possibilidade de renovação, até o mesmo ter seu próprio espaço físico. Passados os dois anos do regime de comodato e como não houve renovação do mesmo, houve nova mudança, e ocupamos hoje o seguinte endereço: Rua Acary Margarida, 103 (numa casa exatamente ao lado de onde já nos estabelecemos anteriormente).        

 

           Segue, portanto, os trabalhos desenvolvidos no CECAL:

 

________________________________________________

 

 

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

 

 

REUNIÕES / PALESTRAS DOUTRINÁRIAS

 

         As reuniões doutrinárias (palestras) acontecem às segundas e quintas-feiras à noite (20h), às quartas-feiras pela manhã (9h) e aos sábados à tarde (17h). A duração das exposições fica em torno de 30 minutos. Os expositores são trabalhadores da casa e também convidados que estejam engajados no Movimento Espírita.

         Atualmente na sala principal da casa existe a disponibilidade para recebermos em torno de 70 pessoas em cada reunião.

 

 

ATENDIMENTO FRATERNO

 

      Os atendimentos fraternos acontecem nos dias das reuniões doutrinárias, com início 1 hora antes destas.  Portanto os atendimentos são às segundas e quintas-feiras das 19 às 20h e às quartas-feiras das 8 às 9h.

         Utilizamos uma sala reservada para este atendimento.

 

 

PASSES / FLUIDOTERAPIA

 

        As atividades dos passes acontecem após as reuniões doutrinárias e eles são coletivos no mesmo ambiente onde são feitas as exposições e logo após as mesmas. Pessoas em atendimento recebem passes isolados ou fluidoterapia em sala própria para este fim. 

 

 

 

IRRADIAÇÃO

 

       Logo após a palestra das quintas-feiras, é feita uma irradiação, ou seja, transmissão de fluidos espirituais à distância, onde todos os frequentadores e trabalhadores participam.  Projeta-se o pensamento e sentimentos em favor da humanidade de um modo geral, e do planeta.

 

 

 

ESTUDO DO EVANGELHO

        

        São encontros onde é feita a leitura, de forma sistemática, do Evangelho Segundo o Espiritismo.  Após a leitura é aberto um espaço para se discutir a lição do dia.

 

 

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA - ESDE

 

         Em 2010, adotamos as apostilas indicadas pela Federação Espírita Brasileira (Programa Fundamental – Tomo I e II e Programa Complementar – Tomo Único).

         Antes de usarmos este Programa,  o estudo da Doutrina Espírita era feito diretamente nas Obras Básicas.

 

 

ESTUDO APROFUNDADO DA DOUTRINA ESPÍRITA - EADE

 

         Iniciamos o EADE em 2013, onde também se adotam as apostilas sugeridas pela FEB.

 

 

ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE

 

         Também seguindo as apostilas da FEB, onde a ideia é incentivar o estudo da Mediunidade como sendo um compromisso de todos, já que se entende que a mediunidade está inserida em todas as atividades da casa espírita. Ela tem tanto a parte teórica, quanto a prática, dosadas de forma a considerar a característica da turma.

        

 

ESTUDO BÁSICO DA DOUTRINA ESPÍRITA - EBDE

        

          Foi criado este grupo visando que o estudo da doutrina seja de curta duração, com proposta de apenas 1 ano.

Ele surgiu da necessidade de um estudo mais curto por conta da dificuldade de alguns participantes em permanecerem no ano seguinte.

 

 

REUNIÕES MEDIÚNICAS  E  DE DESOBSESSÕES

 

         Acontecem às sextas-feiras pela manhã da seguinte forma: às  8h 30min os trabalhadores desta atividade, juntamente com as pessoas que estão em tratamento, ficam na mesma sala.  Ela é iniciada sempre com a leitura de uma mensagem de cunho evangélico, seguido de um breve comentário, uma prece e passes nos atendidos. Os médiuns então se dirigem a uma outra sala onde acontece a reunião mediúnica e de desobsessão, com término às 10h.

        Enquanto isso, os que estão em tratamento permanecem na sala onde é realizado um trabalho que inclui: leitura, discussão de seus problemas, esclarecimentos, dúvidas, depoimentos, enfim, espaço aberto para a fraternidade e o conhecimento da Doutrina e de sua situação pessoal. Tudo possibilitando uma maior compreensão do tema “obsessão”.

         Após o atendimento com os pacientes estes são dispensados e após as reuniões mediúnicas os médiuns e os trabalhadores se encontram novamente e estudam algum livro, de forma sequencial, sobre o tema “obsessão”.

 

 

EVANGELIZAÇÃO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

 

Atualmente contamos com 3 turmas.

Evangelização de jovens: de 13-17 anos

Turma de 5-7 anos

Turma de 8-12 anos.

 

 

GRUPO VIVER EM FAMÍLIA

 

         Voltado para os pais e familiares das crianças e dos jovens que participam da Evangelização. Tem o objetivo de trabalhar os mesmos temas considerados pela evangelização, porém sendo abordado de outra forma, possibilitando a integração dos pais e filhos, e também outros temas relacionados à educação dos filhos.

 

 

BIBLIOTECA / LIVRARIA JOANNA DE ÂNGELIS

 

         Funciona em sala própria e, atualmente, contamos com mais de 800 títulos. É aberta ao público nos dias das reuniões doutrinárias e é circulante e vinculada aos associados. Os livros são comprados pelo CECAL e também doados por terceiros.

 

 

ATIVIDADES DE ARTESANATO  -  GRUPO "IRMÃS D'ARTE"

 

 

         Funciona às quartas-feiras, fora do CECAL, na residência de uma trabalhadora. O grupo tem esse nome “Irmãs D’Arte” (nome sugerido pela espiritualidade) com renda total revertida para o CECAL. Ao longo do ano são feitos bazares para proporcionar as vendas dos artesanatos.

 

 

ESTUDO DAS OBRAS DE ANDRÉ LUIZ

 

         Estudos feitos com os livros ditados pelo Espírito André Luiz ao médium Chico Xavier, onde o grupo se reúne para ler e comentar os livros da série A Vida No Mundo Espiritual.

 

 

CURSO DE ESPERANTO

 

       Com início no ano de 2014, oferecemos nosso espaço físico para que as aulas da língua Esperanto sejam ministradas e abertas ao público.

           As mesmas acontecem às quintas-feiras, das 10h às 11h15m.

 

 

ATIVIDADES ASSISTENCIAIS

 

         Coleta e distribuição de cestas básicas e roupas para comunidades e pessoas carentes e confecção e distribuição de enxovais para recém-nascidos.

 

 

SITE

 

         Possibilitamos também um site onde podemos divulgar o CECAL, as atividades e informações do mesmo e da Doutrina e do Movimento Espírita. Seu endereço é www.cecalcanas.net

2014 Centro Espírita Caminho da Luz